quarta-feira, 28 de novembro de 2007

NOVO AEROPORTO = MAIS IMPOSTOS NO FUTURO

Bom dia, fala-se muito na construção de um novo aeroporto, teoricamente, sabe-se que a Portela está nos limites e a necessidade de realizar um novo investimento é imperativa, ok. PROBLEMA! Há necessidade de o resolvermos, como: Há duas hipóteses, a primeira, reside na construção de um novo aeroporto, a segunda, passa pela manutenção do que já existe e para fazer face ao excedente construir uma alternativa. A solução, na minha óptica, enquanto cidadão e de um modo geral não pactuando com lobies, é de que, objectivamente o caminho a seguir, passa pelo aproveitamento do aeroporto da portela e remodelar algum tipo de infraestrutura do género já existente, e que esteja próxima de alguma acessibilidade pública de relevo, nomeadamente, ou de uma auto-estrada, ou de um ramal ferroviário, (P. ex. TGV), esta situação é "clara como a água" - Aliás, julgo, que alguns estudos publicados já têm isso em consideração. Agradeço que publiquem um post com os vossos pontos de vista.

2 comentários:

Unknown disse...

Pois é, agora com a saida do estudo daqueles gajos do Norte, que dizem que defendem o interesse nacional mas "o que eles querem sei eu"...

Sem duvida que a Ota é a pior das alternativas, já não restam duvidas quanto a isso excepto na cabeça de alguns Lobies (imobiliários sei eu que existe, com grandes grupos financeiros na posse de muitos terrenos próximos).

Posto isso, sem duvida que a solução Portela+1 na margem Sul é a mais barata e, sendo bem pensada, permite a longo prazo fechar a Portela, o que seria ideal. Alcochete ou Montijo? À partida Montijo mas penso que a diferença não é muito significativa.

Numa perspectiva mais radical, e atendendo ao facto de que o Aeroporto do Porto é dos 3 deste tipo no Continente o único que apresenta prejuizo, porque não fechar o do Porto e Lisboa e construir um entre Lisboa e Porto com ligação de Comboio mt rápido (MAGLEV ou "Bala"). As ligações com comboios de 500Km/h não seriam muito demoradas!

E o que os Srs. do Norte nem querem ouvir falar é dum Aeroporto a norte de Lisboa, seja onde fôr!

VOX disse...

Concordo com a tua perspectiva mais radical, seria a única maneira de viabilizar a construção de um novo aeroporto INTERNACIONAL. O "entrave" na construção de portela + 1, reside no interesse instalado pelas companhias no que concerne às ligações aéreas, esse sim é no meu ponto de vista o calcanhar de "Aquiles" mas que se resolveria facilmente.