quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

A FORMAÇÃO DAS EXPECTATIVAS

Bom dia, a formação das expectativas é um fenómeno muito importante na actividade económica à escala global, sendo certo de que empiricamente há modelos de as formular e de as estudar, também é certo de que na prática as expectativas podem ser cruéis, independentemente das "contas" assertivas que se façam. Um bom exemplo disso, foi o caso "fantasma" da construção do aeroporto na Ota, o governo aprovou um regulamento em concelho de ministros acerca da localização do novo aeroporto, que na altura apontava a Ota como destino final, partindo desse regulamento oficial, foi criada uma expectativa legitima aos investidores que ali investiram e viram uma oportunidade de negócio para se afirmarem e valorizar toda a região envolvente, como a política em relação ao novo aeroporto mudou, esses investidores, pequenos e grandes viram a sua expectativa "fuzilada" e toda a estratégia de investimento se alterou por completo. O governo e todos os agentes que têm o "poder" de influenciar as expectativas devem ser cautelosos na tomada de decisões, porque desta má experiência, resultaram custos que nós todos vamos ter que suportar, não apenas através do custo de oportunidade, mas também pelos custos que o estado certamente assumirá ao ter que indemnizar os intervenientes... Certamente que daqui se tirará um lição para o futuro... E... será que o novo aeroporto internacional de Alcochete vai ficar mais barato?

5 comentários:

Anónimo disse...

Mais uma vez tenho que tomar aqui um apontamento! Na verdade, a legitima expectativa que evoca não se encontra legalmente protegida, ou seja, se o sr. optar por comprar um terreno por onde julga vir a passar o TGV não poderá invocar a legítima expectativa para obter indemnização que lhe venha ressarcir os danos dos lucros cessantes, se o TGV vier a passar 50 km mais ao lado.
Quem saiu prejudicado foram os proprietários de extensos terrenos na OTA, que foram alvo de medidas restritivas quanto à sua utilização.
Esses sim poderão ser compensados pelo congelamento.. Ainda assim não me parece assim tão justo esse recebimento de indemnizações visto que quer na OTA quer em Alcochete os investidores/proprietários não deixarão de ver valorizadas as suas propriedades!!!

Que diz do aeroporto de voos low cost para Beja?

VOX disse...

Sobre a questão que coloca, digamos que só assim, através de boas acessibilidades, se pode "rentabilizar" o investimento em obras públicas que os governos sucessivos, em boa altura, têm efectivamente desenvolvido no Alentejo, ou seja, , além do aeroporto comercial, está prevista também a ligação Sines-Beja através do IP8 com quatro faixas e já se falou na ligação Beja-Espanha, apesar de ainda não estar definido no tempo nem o tipo de traçado.

Anónimo disse...

Não acha estranho ninguém falar neste aeroporto?? Uma obra pública de combate a uma taxa de desemprego de 8% a 10% da população pacense que trará de certeza grandes investimentos à região, nomeadamente no âmbito dos serviços e industria turística? Não consigo perceber porque não falam no assunto.
Julgo que o aeroporto irá receber essencialmente companhias low cost, o que também é fantástico.

VOX disse...

Sabe, a questão da referida obra não ser falada, deve-se ao facto do investimento em si ser totalmente eficaz...

Anónimo disse...

Muito bem observado!!!!! lol